O Projeto Esperança no Espaço, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), realizará neste sábado (25), a partir das 17h, uma atividade de observação astronômica no Museu de Arte Popular da Paraíba (Museu dos 3 Pandeiros), localizado às margens do Açude Velho, em Campina Grande. O evento permitirá ao público observar o alinhamento planetário, visível a olho nu, com o uso de telescópios fabricados por reeducandos da Cadeia Pública de Esperança.
O secretário João Alves informou que os telescópios do projeto estarão disponíveis para auxiliar os interessados. A ação contará com a presença do idealizador do projeto, Lindemberg Gonçalves Lima, policial penal e diretor da Cadeia Pública de Esperança.
O Projeto Esperança no Espaço foi criado para fabricar telescópios com materiais de baixo custo, utilizando a mão de obra dos apenados. Além do aprendizado técnico, os participantes têm a oportunidade de reduzir suas penas e obter qualificação profissional, ampliando suas possibilidades de reinserção no mercado de trabalho.
O evento é gratuito e aberto ao público.
Fonte: Portal T5