Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Twitter/X Acusa O Globo de Distorção em Matéria sobre Vídeo de Nikolas Ferreira


Nesta quarta-feira (15), o Twitter/X emitiu um alerta acusando o jornal O Globo de distorcer o contexto de um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no qual ele critica o monitoramento financeiro pelo governo federal via Pix. A plataforma apontou que a matéria do jornal apresenta um "tom crítico" e "distorce o contexto" do conteúdo.

A mensagem da rede social veio após uma checagem comunitária, parte do sistema de verificação introduzido pelo Twitter/X no final de 2022, já sob o controle de Elon Musk.

Contexto do Vídeo e Polêmica
O vídeo em questão, publicado por Nikolas Ferreira, explica aos eleitores os impactos do plano do governo federal para monitorar movimentações financeiras via Pix. O conteúdo viralizou, alcançando mais de 200 milhões de visualizações até a tarde de quarta-feira.

O alerta emitido pela plataforma diz:

"A manchete sugere que o deputado afirmou que o Pix será taxado. Porém, ele expressa claramente que não será taxado".

O aviso prossegue:

"Ele [Nikolas] apenas critica o governo por descumprir outras promessas, como a redução do IR [imposto de renda] e a taxa das blusinhas".

A checagem conclui que "a matéria tem tom crítico e distorce o contexto", colocando em dúvida a imparcialidade do conteúdo publicado pelo jornal.

Processo de Verificação no Twitter/X
A ferramenta de checagem utilizada pela rede social funciona de maneira comunitária. Usuários identificam conteúdos possivelmente enganosos ou distorcidos e enviam alertas para análise, o que resulta em verificações como a realizada no caso da matéria de O Globo.

Esse sistema, introduzido em dezembro de 2022, enfrentou críticas de setores progressistas, que, segundo o Twitter/X, buscaram defender a hegemonia de agências de checagem, geralmente alinhadas a ideologias de esquerda.

No Brasil, algumas ONGs e empresas que se apresentam como verificadoras independentes são frequentemente acusadas por opositores de receberem recursos, direta ou indiretamente, do governo federal.

Ironias e Reações ao Vídeo
O vídeo de Nikolas Ferreira gerou intensa repercussão nas redes sociais, com milhões de interações. Muitos usuários ironizaram o trabalho de comunicação do governo federal.

Entre os comentários, um jornalista de Brasília destacou:

"O Pimenta [Paulo Pimenta, ex-ministro de Comunicação] injetou 300 milhões para Globo defender o governo. Aí vem o Nikolas em 4 minutos…".

Outro comentário brincou com o alcance do conteúdo do deputado:

"Esse vídeo do Nikolas merece o Globo de Ouro", escreveu uma usuária.

Em outra postagem, um internauta ironizou:

"Ninguém está assistindo Globo; a população cansou do pão e circo. O assunto em alta de janeiro tem três letras, mas não é BBB: agora é o Pix."

Agora Notícias Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!