As forças de segurança do Rio de Janeiro realizaram, nesta quarta-feira (15), mais uma fase da Operação Torniquete nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital. A ação tem como objetivo desarticular o núcleo financeiro do Comando Vermelho, focando em familiares e operadores do fundo ilícito conhecido como "Caixinha", que sustenta a facção por meio de crimes como roubo de veículos, furtos de cargas, extorsões e disputas territoriais.
Até o momento, seis dos 14 alvos foram presos. Um policial militar do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi baleado no ombro durante confrontos, enquanto moradores relataram intensos tiroteios na região.
Apesar de relatos sobre o vazamento da operação na noite de terça-feira (14), o secretário da Polícia Civil, Felipe Curi, garantiu que a ação não foi prejudicada. "Já cumprimos metade dos mandados de prisão", afirmou.
Os mandados de prisão preventiva foram emitidos pela 1ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Além disso, os 14 procurados foram denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
Fonte: Gazeta Brasil