O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que regula o uso da força policial no Brasil, incluindo armas de fogo e instrumentos não letais, abordagens, buscas domiciliares e a atuação dos policiais penais nos presídios. A medida foi publicada na edição do DiĂĄrio Oficial da União (DOU) desta terça-feira (24/12).
Entre as principais medidas, estĂĄ proibido o uso de arma de fogo contra pessoa desarmada que esteja em fuga e contra veículo que desrespeite bloqueio policial.
O texto dĂĄ ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a competĂȘncia para editar normas complementares, além de financiar, formular, implementar e monitorar ações relacionadas ao tema.
O ministério irĂĄ oferecer capacitações sobre o uso da força para os profissionais de segurança pública. Em até 90 dias, a pasta irĂĄ editar portaria detalhando os procedimentos.
Veja abaixo os principais pontos:
O texto também estabelece que não é legítimo o uso de arma de fogo contra:
HĂĄ a previsão de que sempre que o uso da força resultar em ferimento ou morte, a ocorrĂȘncia deve ser detalhada, nos termos que serão elaborados pelo Ministério da Justiça.
A assinatura do decreto ocorre em meio a uma série de episódios de violĂȘncia policial registrados no Brasil, sobretudo no estado de São Paulo.
Desde o início de novembro, pelo menos oito casos foram denunciados como possíveis abusos de poder por parte de agentes de segurança no estado.
Fonte: agora noticias brasil