A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (20), o radialista Roque Saldanha, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão ocorreu após Saldanha ser flagrado em vídeos quebrando a tornozeleira eletrônica, que estava sendo utilizada como parte de uma medida cautelar imposta pelo STF.
O Supremo Tribunal Federal anunciou que Saldanha será submetido a exames de rotina e, em seguida, será encaminhado ao sistema prisional. O radialista já havia sido preso anteriormente, em 2023, por supostamente incitar os atos extremistas do dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Na ocasião, Saldanha afirmou que a tornozeleira eletrônica estava causando-lhe desconforto, mencionando que sua perna estava irritada e até alegando que "estava cozinhando sua perna".
Em um vídeo gravado, Saldanha fez declarações desafiadoras a Alexandre de Moraes, criticando o ministro e a imposição da tornozeleira. O radialista também foi acusado de sair do perímetro restrito e deixar a tornozeleira descarregar.
As equipes da Polícia Federal, após não encontrarem Saldanha em seu endereço, deram início a uma investigação sobre o paradeiro do comunicador, que acabou sendo localizado e preso. Em 2022, Saldanha tentou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PSC de Minas Gerais, mas não obteve votos suficientes.
Fonte: Gazeta Brasil