Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

TRE-SP forma maioria para cassar Carla Zambelli por desinformação eleitoral


Julgamento é suspenso com placar de 4 a 0; deputada poderá recorrer ao TSE
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria nesta sexta-feira (13) para cassação do mandato e declaração de inelegibilidade da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão está relacionada a acusações de desinformação eleitoral durante o processo eleitoral de 2022.

Com um placar de 4 votos a 0, o julgamento foi interrompido após um pedido de vista feito pela magistrada Maria Cláudia Bedotti. Apesar da maioria já formada, Zambelli ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os efeitos da decisão só serão aplicados após o esgotamento de todos os recursos cabíveis.

Possibilidade de inelegibilidade por oito anos
A ação que levou à decisão foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Caso a cassação seja confirmada, Carla Zambelli poderá perder o mandato e ficar inelegível por oito anos, contados a partir das eleições de 2022.

Carla Zambelli: apoiadora de Bolsonaro e crítica das urnas eletrônicas
Carla Zambelli é conhecida por seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desde a campanha presidencial de 2018. Ao longo do seu mandato, destacou-se por ser uma das parlamentares mais vocalmente críticas à segurança das urnas eletrônicas e ao funcionamento da Justiça Eleitoral.

Votação e fundamentos do julgamento
O julgamento foi iniciado pelo relator e corregedor-regional eleitoral, juiz Encinas Manfré, que considerou haver abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação social por parte de Zambelli. Em seu voto, Manfré afirmou:

"A acusação da autora da ação quanto a Zambelli haver integrado como que um sistema de desinformação está comprovado, pois a ré atuou em conjunto para benefício de diversos outros aliados políticos."

Os juízes Cotrim Guimarães e Langroiva Pereira acompanharam integralmente o relator. O presidente do TRE-SP, Silmar Fernandes, também votou com o relator, destacando que já havia relatado o processo antes de assumir a presidência da corte.

Quase um milhão de votos em 2022
Nas eleições de 2022, Carla Zambelli foi a terceira deputada federal mais votada do Brasil, recebendo 946 mil votos. Ela ficou atrás apenas de Nikolas Ferreira (PL-MG) e Guilherme Boulos (PSOL-SP).

agoranoticiasbrasil.com.br/

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!