Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Agências do governo

Agências do governo dos EUA são alvo de ataque cibernético


"Várias" agências do governo dos EUA foram alvo de uma onda global de hackers, informou a CNN americana nesta quinta-feira (15). Embora Wasington não comente quem é o culpado, grupos de língua russa assumiram a responsabilidade por invasões semelhantes nas últimas semanas.

A Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA "está fornecendo suporte a várias agências federais que sofreram invasões", disse um funcionário da agência à emissora americana. "Estamos trabalhando com urgência para entender os impactos e garantir a correção oportuna".

Não está claro quem realizou o ataque e quantas agências foram afetadas.

O ataque é o mais recente de uma série de hacks direcionados a corporações, universidades e governos ocidentais nas últimas duas semanas. Os governos estaduais de Minnesota e Illinois foram atingidos, assim como a BBC, a British Airways e a gigante petrolífera Shell.

Um grupo de língua russa conhecido como Cl0p assumiu a responsabilidade pela maioria das violações, prometendo começar a publicar os dados obtidos dos alvos afetados se suas exigências de resgate não forem atendidas. De acordo com a CNN, o grupo explorou uma vulnerabilidade em um popular programa de transferência de arquivos chamado MOVEit para obter acesso a seus alvos.

Em um vídeo divulgado na quarta-feira, os grupos hacktivistas de língua russa Killnet e REvil, bem como outro grupo que se autodenomina Anonymous Sudan, disseram que lançariam uma campanha contra bancos e instituições financeiras europeias "sem piedade" . Essas organizações supostamente visaram governos dos Estados Unidos e de outros governos ocidentais no passado, embora não esteja claro se elas participaram de algum ataque recente.

Créditos: Gazeta Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!