Novembro de 2024 - De acordo
com a pesquisa CX Trends 2024,
realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 54% dos consumidores
escolheram o aplicativo como seu canal preferido para conversar com empresas.
Esse comportamento revela não apenas uma preferência, mas também uma
necessidade.
Rodrigo Ricco, Fundador e Diretor
Geral da Octadesk, afirma que investir no WhatsApp como canal de atendimento é,
antes de tudo, se conectar com o consumidor moderno. "O cliente atual busca
soluções rápidas, e quem oferece esse canal de atendimento se torna a escolha
óbvia. Hoje não se trata mais apenas de uma ferramenta, mas sim de uma
revolução no relacionamento entre marcas e clientes. Aqueles que não se adaptam
a essa nova realidade correm o risco de ficar para trás", alerta o
especialista.
Rodrigo destaca que a integração de
diferentes canais de comunicação é importante para atender às expectativas do
consumidor atual, que busca flexibilidade na hora de interagir com marcas.
"Empresas que oferecem uma abordagem omnichannel — onde o cliente pode iniciar
a conversa em um canal e continuar em outro, sem perder o contexto — tendem a
criar uma experiência mais fluida e personalizada". Segundo a pesquisa,
ferramentas como e-mail (49%) e chat no site (45%) ainda desempenham um papel
relevante, mas o WhatsApp se destaca pela sua acessibilidade e pelo uso massivo
entre os brasileiros.
Outro ponto importante é o impacto
que o uso do aplicativo da Meta pode ter depois da venda ou da contratação de
um serviço, transformando o atendimento em uma vantagem competitiva. Ricco
destaca que um atendimento de qualidade vai além da venda inicial: ele cria um
relacionamento contínuo, garantindo que o cliente volte e, mais importante,
recomende a marca para outras pessoas. "O WhatsApp, nesse contexto, é uma
ferramenta poderosa para nutrir esse relacionamento, oferecendo respostas
rápidas, personalização e, principalmente, uma comunicação mais humana e
próxima", finaliza.
Para conferir a pesquisa completa,
acesse: https://europadigital.com.br/cx2024/
Sobre a
Octadesk
A Octadesk, uma empresa LWSA, é a plataforma de atendimento para vendas
e pós-vendas com inteligência artificial, que foi reconhecida como uma das
empresas mais inovadoras do Brasil pelo Innovative Workplaces em 2024 e 2023,
do MIT Technology Review Brasil, e como uma das empresas de SaaS (Software como
Serviço) que mais crescem no mundo pela revista internacional LATKA. Fundada em
2015 por Rodrigo Ricco e Leandro Ueda, a empresa foi incorporada à LWSA em 2021
e é a única plataforma 100% nacional que permite às empresas melhorarem o
atendimento ao cliente. Assim, é possível conectar as áreas do negócio e
unificar múltiplos canais de atendimento, como WhatsApp, Redes Sociais e chat
do site, em um só lugar. Essa integração proporciona aos gestores um melhor
controle da equipe e aos consumidores uma boa experiência de compra.
Atualmente, a plataforma gerencia mais de quatro milhões de mensagens por
dia entre empresas e clientes, evidenciando a confiança depositada na Octadesk
como solução para atendimento eficiente e de alta qualidade.