O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (7/11) a ocupante do cargo de chefe de gabinete. Susie Wiles será a assistente direta dele na Casa Branca no novo mandato do republicano.
As informações são da ABC News. Ela é qualificada pelo republicano como "durona" e "inteligente".
"Susie Wiles acabou de me ajudar a alcançar uma das maiores vitórias políticas da história americana e foi parte integrante de minhas campanhas bem-sucedidas de 2016 e 2020", diz trecho da declaração divulgada por Trump.
A escolha é tida por analistas políticos como uma sinalização de que Trump usará o novo mandato para recompensar as pessoas que foram fiéis a ele durante os últimos anos. Após deixar a Casa Branca, derrotado por Joe Biden, Trump enfrentou uma série de julgamentos sobre acusações atribuídas a ele.
"É uma honra merecida ter Susie como a primeira mulher chefe de gabinete na história dos Estados Unidos. Não tenho dúvidas de que ela deixará nosso país orgulhoso", disse Trump na declaração.
Trump sagrou-se vencedor da eleição presidencial na madrugada de quarta-feira (6/11), horário de Brasília, ao atingir o número mínimo de delegados eleitorais (270). Ele venceu a atual vice-presidente, Kamala Harris. A contagem dos votos ainda não foi finalizada, mas ele tem 295 delegados e a democrata 226, às 22h15 desta quinta.