O presidente Lula decidiu antecipar sua ida ao Rio de Janeiro, onde participará da cúpula de chefes de estado do G20 nos dias 18 e 19 de novembro.
O petista resolveu viajar para a capital fluminense dias antes, para participar do encerramento do G20 Social, marcado para o sábado (16/11).
A coluna apurou que Lula deve participar do ato de encerramento da Cúpula Social do G20 e entregar o documento final do fórum para o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
O texto, que deve ser lido em uma grande plenária, deve ser entregue ao presidente do país africano porque a África do Sul vai assumir a presidência rotativa do G20 em 2025.
O documento final deve conter sugestões de combate à fome, à pobreza, às desigualdades, às mudanças climáticas e em defesa da transição energética justa e de uma nova governança global.
Para dar protagonismo aos temas sociais, a ideia do governo é fazer com que o G20 Social antecipe todos os eventos do fóruns do G20, que são mais centrados em temas financeiros e geopolíticos.
Chefes de Estado de 19 países estarão no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro para participar da cúpula final do G20, grupo das maiores economias do mundo, mais a União Africana e União Europeia.
agoranoticiasbrasil.com.br/