22/11/2024 +55 (83) 98773-3673

PolĂ­tica

Andre@zza.net

Lira anuncia apoio a Hugo Motta na disputa pela Presidência da Câmara

Por Blog do Elias Hacker 29/10/2024 às 10:53:38

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) que vai apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pelo comando da Casa em 2025.

A decisão foi tomada depois de meses de suspense em torno do indicado de Lira à sucessão – e de reviravoltas na configuração dos nomes colocados na disputa.

O endosso a Hugo Motta foi anunciado em um pronunciamento na ResidĂȘncia Oficial da Câmara, com a presença de líderes partidĂĄrios.

"Presidir a Câmara dos Deputados por dois mandatos consecutivos, tendo recebido quando da minha reeleição o voto de confiança de 464 parlamentares, é uma das maiores honras que a vida jĂĄ me concedeu", disse Lira.

"E depois de muito conversar e sobretudo de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergĂȘncias no parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diĂĄlogo, leveza e altivez", disse Lira.

"Estou certo de que Hugo Motta, deputado experiente, em seu 4 Âș mandato, e que viveu e vive de perto os desafios que perpassam a nossa gestão, vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao PlenĂĄrio, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergĂȘncia", seguiu, ao lado de Motta.

Motta deve "lançar" formalmente sua candidatura em um evento ainda na manhã desta terça.

O deputado despontou como favorito ao longo de setembro, após o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) abrir mão de sua candidatura. A divisão da Casa entre trĂȘs candidatos – Pereira, Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA) – deflagrou uma operação de Lira para construir uma candidatura de consenso.

Meses de negociação
Em setembro, Lira participou de um almoço de aniversĂĄrio de Hugo Motta na Câmara e, segundo interlocutores, cogitou anunciar ali mesmo o apoio. O anúncio, no entanto, não aconteceu.

As semanas seguintes foram de intensa negociação para ocupar o "vĂĄcuo" deixado pelo deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) – que era tido como pré-candidato, mas abriu mão em favor de Motta.

No último dia 16, por exemplo, Motta se reuniu com parte da bancada do PT para acenar que, se eleito, colaboraria com a "governabilidade".

Além de Hugo Motta, ainda são pré-candidatos jĂĄ anunciados os deputados Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA).

Desde o primeiro semestre, Arthur Lira dizia em entrevistas que trabalhava para construir um "nome de consenso" para sua sucessão.

O atual presidente da Câmara, que não pode mais ser reeleito, buscava como cenĂĄrio ideal uma chapa única, eleita por aclamação, para evitar rachas na Casa.

Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/

Comunicar erro
ComentĂĄrios