A Assembleia Legislativa do
Estado de São Paulo (Alesp) criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)
que investigará a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de
telecomunicações – telefonia fixa, móvel, internet e televisão por assinatura.
O requerimento para a
investigação foi feito pela deputada Carla Morando (PSDB) sob a justificativa
de que o setor está entre os líderes das reclamações dos consumidores e de que
é preciso apurar a origem desses problemas, bem como as consequências para a vida
da população.
Na petição, ela cita a existência
de dezenas de milhares de reclamações referentes aos serviços prestados por
empresas como Vivo, Claro, TIM, Oi e Nextel (esta última, porém, já foi
comprada e anexada pela Claro). O requerimento aponta ainda que o Poder
Judiciário tem sido cada vez mais acionado para dirimir conflitos entre
consumidores e operadoras.
Ao todo, a criação da CPI foi
requerida com a assinatura de 45 parlamentares. Os trabalhos vão durar 120
dias, a contar da data de nomeação de seus integrantes – ocorrida em junho. As
reuniões da CPI serão realizadas às quartas-feiras, de acordo com informações
do portal de notícias da Alesp.
Na última semana, a deputada
Carla Morando (PSDB) foi eleita presidente da CPI, e o deputado Oseias de
Madureira (PSD) ficou como vice-presidente. A relatoria será do deputado Thiago
Auricchio (PL) – o mesmo que presidiu a CPI que investigou a Enel. Ao todo, o
grupo tem nove deputados titulares e a mesma quantidade de suplentes.
"Esta será uma CPI muito
importante para a população, haja vista os problemas no fornecimento de
telefonia, TV a cabo e internet. Tem muita gente reclamando", afirmou Carla
Morando, em nota no portal da Alesp. "Muitas demandas chegam à assembleia
requerendo alguma ação do Poder Legislativo quanto à má qualidade na prestação
dos serviços de telefonia", acrescentou.
As CPIs têm poderes de
investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos em
lei e no regimento da assembleia. Podem determinar diligências, ouvir
indiciados e inquirir testemunhas, requisitar informações e documentos, entre
outras atividades.
O Estado de São Paulo é o maior
consumidor dos serviços de telecomunicações no Brasil. Em telefonia móvel, por
exemplo, os paulistas possuem 78,2 milhões de linhas ativas (30% dos celulares
em operação no Brasil). No caso de banda larga fixa, são 15 milhões de acessos,
30% do total no país.
Fonte: Estadão Conteúdo