Um total de 1.341 acidentes com escorpiões foram registrados pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley, o HU, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2024. O índice corresponde ao período dos seis primeiros meses do ano, e representa uma média superior a sete registros por dia.
Só no mês de junho, por exemplo, foram 193 casos. O mês com maior número de acidentes foi março, com 264 atendimentos. Se comparado a 2023, houve uma redução e notificações no período de junho - já que no referido ano foram 247 ocorrências.
O Hospital Universitário de João Pessoa recebe pacientes em caráter de urgência caso o incidente envolve escorpiões, aranhas e serpentes a qualquer hora, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Clarissa Madruga, médica, informou em entrevista ao Tambaú da Gente Manhã, da TV Tambaú/SBT, que o CIATOX funciona como centro de informações. "O atendimento é por telefone (número disponível no final da matéria), mas pessoas que têm contato com substâncias tóxicas ou animais peçonhentos devem contactar para saber como deve proceder para atendimento", disse. O local, inclusive, conta com o soro anti peçonha e oferta o atendimento presencial para vítimas de acidentes com escorpiões, aranhas e serpentes.
O Ciatox integra o Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF) da UFPB. Ele funciona no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e atende em plantão permanente pelos números 3216-7007 e 3224-6688, e pelo 0800 722 600 (nacional).
Fonte: Portal T5