A Polícia Militar do Tocantins divulgou os nomes das 16 vítimas desaparecidas após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre elas três crianças, de 3, 10 e 11 anos. A ponte, que possui 533 metros de extensão sobre o Rio Tocantins e liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), cedeu parcialmente no domingo (22). Além dos desaparecidos, foi confirmada a morte de Lorena Rodrigues Ribeiro, de 25 anos, residente em Aguiarnópolis.
Jairo Silva Rodrigues, de 36 anos, foi resgatado com vida e levado ao hospital de Estreito com uma fratura na perna, após ser socorrido por testemunhas. As equipes de resgate permanecem empenhadas nas buscas por desaparecidos. De acordo com a Polícia Militar, dez veículos, incluindo carros, caminhões e motocicletas, foram afetados pelo desabamento.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou em publicação no X (antigo Twitter) que o comandante da Marinha, Almirante Olsen, autorizou a solicitação de uma equipe de mergulho para realizar buscas no local do colapso. "Os profissionais da Marinha estarão prontos para atuar já amanhã cedo (terça, 24). Seguiremos vigilantes e acompanhando todas as ações necessárias", escreveu.
As autoridades decretaram estado de emergência devido ao desabamento da ponte e destinarão mais de R$ 100 milhões para garantir sua reconstrução imediata. A nova estrutura está prevista para ser entregue em 2025.
Pelo menos oito veículos caíram junto com a ponte, incluindo um caminhão carregado de ácido sulfúrico. O Governo do Tocantins alertou os moradores de Aguiarnópolis a evitarem contato com a água do Rio Tocantins devido ao risco de contaminação.
Fonte: Gazeta Brasil