26/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Entretenimento e Relacionamentos

Andre@zza.net

3 Coisas sobre fazer amizade na vida adulta que ninguém te conta

Se você está na fase onde precisa descobrir como fazer amizade na vida adulta, confira esse material. Temos algumas coisas para te contar!

Por Eliashacker.com.br 07/06/2023 às 08:03:30

Você deve estar pensando, neste momento: O que, afinal, há de diferente em fazer amizade na vida adulta, se comparado às outras fases da vida? Pode parecer que é tranquilo, mas existem várias nuances que podem te fazer entender errado as intenções de amizade do outro.

Fazer amigos pode ter sido muito natural até certo momento da vida. Você conhece pessoas na vizinhança ou no colégio quando é mais jovem. Então, você entra na faculdade e conhece mais pessoas que podem se tornar amigos. Mas chega um momento em que todo mundo segue a vida e você precisa procurar por novas amizades.

Amizades exigem esforço

amizade masculina

Quando você é adulto, pouco são os lugares onde você vai conseguir fazer amizade com as pessoas quase que de forma automática. São poucos os match naturais que você vai encontrar. Por isso, uma coisa sobre fazer amizade na vida adulta que você precisa entender é que isso requer um certo esforço.

Amizades em geral exigem um esforço. Mas quando se trata de criar novos laços de amizade quando adultos, o esforço pode ser ainda maior. Isso porque, ao contrário da adolescência e juventude, pessoas adultas têm mais responsabilidades e afazeres. Não dá, por exemplo, para desconsiderar uma amizade apenas por que a pessoa não pode ir tomar um café com você um dia.

Quando se é adulto, dependendo da sua idade, você pode estar na fase onde seus amigos são divididos em dois tipos: os que têm um pensamento mais jovem e estão pensando em curtir e os que já estão estabilizados na carreira, casados, pensando em filhos e comprando apartamento. Às vezes, se encaixar na rotina e nos planos dessas amizades pode ser mais complicado.

As amizades não vão mais acontecer naturalmente; Mas as que já existem podem desaparecer sem, necessariamente, existir um problema. Por isso, é necessário que haja mais proatividade da parte de quem está em busca de novas amizades, para que isso aconteça.

Você pode entrar para algum esporte, ou templo religioso, por exemplo. Mas também pode tentar aprofundar laços com as pessoas que você já conhece. Por exemplo, você pode convidar algum colega do trabalho para um café, ou um chopp após o expediente.

Isso pode levar um tempo

amizade masculina

Pode levar bastante tempo para que as novas amizades pareçam. Infelizmente não é como no jardim da infância que você conheceu um novo colega e já são melhores amigos. Fazer amizade na vida adulta além de esforço, requer tempo.

Você pode até conhecer pessoas de uma forma rápida. Seja pelas redes sociais, ou em locais físicos, como bares, igrejas e ginásios ou estádios esportivos. Mas dificilmente vai se tornar amigo delas na mesma velocidade que conheceu.

Uma pesquisa feita com estudantes universitários e pessoas adultas mostrou que a diferença de tempo para que se passe por todos os níveis de uma amizade entre eles pode ser de até 59% mais lento para os adultos. Enquanto os estudantes levam cerca de 220 h de convivência para considerar alguém um bom amigo, os adultos precisam de cerca de 350 h. São 130 horas a mais de convivência para se considerar uma boa amizade.

Enquanto os jovens universitários estão diariamente com seus futuros amigos, e ainda fazem amizade em menos tempo. Os adultos estão divididos em responsabilidades e acabam por ter menos tempo para chegar às citadas horas de convivência necessárias para formar uma amizade. São, pelo menos, dois pontos de desvantagens para os adultos.

Isso, no entanto, não deve desanimá-lo. As amizades podem levar mais tempo para serem formadas, justamente pois os critérios de confiabilidade são maiores.

Algumas pessoas vão se empolgar, outras não

amizade masculina

Na juventude, qualquer coisa é motivo para reunir os amigos. A vida adulta requer um pouco mais de objetivo. É muito comum que quando jovem você se reúna com amigos apenas para estarem juntos, sem precisar de um motivo específico para isso. Quando adulto, é necessário um objetivo para estarem juntos.

Não precisa, necessariamente, ser um objetivo muito forte. Mas se você vão se encontrar é para conversar sobre algo específico. Ou para tomar um chopp após o trabalho. Às vezes, é possível conhecer um restaurante novo que abriu na cidade. Também há a opção de receber esse amigo novo em casa. Se você curte algum esporte, pode se encontrar para assistir.

Com um tempo, você vai perceber que existem os adultos que estão mais inclinados a receber pessoas em suas casas e os que estão mais inclinados a sair, conhecer lugares, mas não necessariamente conhecer a casa das pessoas.

Por isso, se você é do tipo que gosta de receber convidados, não entenda mal uma recusa ao seu convite. Não significa que a pessoa não gosta de você. Pode ser apenas uma preferência por outro tipo de evento. Há casos onde há uma contraproposta ao convite, por exemplo. Nesses casos, mostra que há o interesse em ter sua amizade, mas não no tipo de evento.

fazer amigos na vida adulta

As pessoas que gostam de dar eventos e organizar as reuniões entre os amigos podem acabar caindo no desânimo, quando as coisas não saem como o combinado. Mas calma, não deixe que alguns convites recusados tire parte da sua personalidade.

Ser um adulto anfitrião é uma forma incrível de proporcionar encontros entre pessoas. Então se você conhece uma pessoa que tem essa personalidade, com certeza conhecerá muitas outras através dela.

Fazer amizades não é fácil, eu sei. Mas vale a pena.

Comunicar erro
Comentários