23/07/2024 +55 (83) 98773-3673

PolĂ­cia

Andre@zza.net

PF faz buscas e tenta prender cinco em investigação sobre uso da Abin para espionagem ilegal e fake news

Por Blog do Elias Hacker 11/07/2024 às 08:43:25

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (11) uma nova fase da operação Última Milha – que, desde 2023, investiga o possível uso ilegal de sistemas da AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin) para espionar autoridades e desafetos políticos no governo Jair Bolsonaro.

Segundo a PF, nesta fase, os policiais cumprem cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em Brasília (DF), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Os nomes dos alvos não foram divulgados.

Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Isso, porque a operação Última Milha começou a partir das investigações do inquérito das fake news.

De acordo com a PF, investigadores descobriram que "membros dos TrĂȘs Poderes e jornalistas foram alvos de ações do grupo, incluindo a criação de perfis falsos e a divulgação de informações sabidamente falsas".

"A organização criminosa também acessou ilegalmente computadores, aparelhos de telefonia e infraestrutura de telecomunicações para monitorar pessoas e agentes públicos", diz a PF.

Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/

Comunicar erro
ComentĂĄrios