23/07/2024 +55 (83) 98773-3673

SaĂșde

Andre@zza.net

Pesquisadores desenvolvem tratamento natural contra a psoríase

A doença Ă© autoimune e ainda existe cura; conheça os sintomas

Por Blog do Elias Hacker 09/07/2024 às 09:48:14

Créditos: helivideo/iStock

Pesquisadores em bioenergia e biomateriais da Universidade Estadual Paulista de Araraquara (Unesp) desenvolveram um tratamento sustentĂĄvel, natural e barato, para aliviar os sintomas de psoríase.

O tratamento utiliza uma membrana fina à base de lĂĄtex e Aloe vera (babosa).

    A planta jĂĄ é utilizada nas versões em gel e pomada, mas pode incomodar porque pode causar ressecamento da pele e entupimento dos poros.

    Entenda o que é psoríase
    Créditos: helivideo/iStock
    Entenda o que é psoríase

    Hoje, um dos grande problemas dos medicamentos sintéticos disponíveis são os efeitos colaterais, e os produtos naturais jĂĄ vĂȘm sendo utilizados para minimizar esses efeitos e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

    A Aloe vera é um dos produtos naturais utilizados para aliviar os sintomas da psoríase, que vai tratar somente a pele externamente.

    Por isso a proposta de incorporar a Aloe vera em curativos de lĂĄtex natural.

    Nos testes em laboratório, os pesquisadores observaram que o material ficou bem flexível e preservou as propriedades da Aloe vera, além de ser de fĂĄcil manuseio e seguro.

    A próxima etapa da pesquisa é encontrar parceiros para fazer os testes em humanos e para inserir o produto no mercado.

    A ideia é fazer o curativo de diversos tamanhos e personalizados, dependendo do tamanho da lesão.

    O que é psoríase?

    A psoríase é uma doença de pele crônica que causa o crescimento acelerado das células da pele, levando a um acúmulo de células mortas na superfície da pele.

    Isso resulta em manchas de pele espessas, vermelhas, escamosas e pruriginosas.

    A psoríase pode afetar qualquer parte do corpo, mas é mais comum em ĂĄreas como cotovelos, joelhos, couro cabeludo, mãos e pés.

    Quais os sintomas de psoríase?

    Os sintomas da psoríase podem variar em gravidade de leves a graves e podem incluir:

    • Manchas de pele espessas: as placas de pele afetadas pela psoríase geralmente são vermelhas, elevadas e cobertas por escamas prateadas ou esbranquiçadas;
    • Coceira e irritação: a psoríase pode ser acompanhada por coceira intensa e irritação na pele afetada, o que pode levar a feridas e sangramento se arranhadas;
    • Pele seca: a pele afetada pela psoríase pode ficar seca, rachada e dolorida, o que pode resultar em desconforto significativo;
    • Alterações nas unhas: algumas pessoas com psoríase podem desenvolver alterações nas unhas, como sulcos, descoloração, espessamento e descolamento da unha da cama;
    • Articulações inchadas e doloridas: m alguns casos, a psoríase pode afetar as articulações, resultando em inflamação e dor, um quadro conhecido como artrite psoriĂĄsica.

    Embora não haja cura para a psoríase, existem opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

    Esses tratamentos podem incluir terapia tópica, terapia fototerĂĄpica, medicamentos sistĂȘmicos, medicamentos biológicos e mudanças no estilo de vida.

    É fundamental consultar um dermatologista para um diagnóstico e tratamento, pois o manejo eficaz da psoríase pode ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas e prevenir complicações a longo prazo.

    Fonte: Catraca Livre

    Comunicar erro
    ComentĂĄrios