24/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Tecnologia

Andre@zza.net

A força das redes sociais: menções a Vini Jr sobem mais de 3.400% após caso de racismo

Dados coletados pela LexisNexis | Nexis Solutions entre 20 e 23 de maio apontam que mais de 3/4 das menções a "La Liga" foram negativas, mas que pouco atingiram o patrocinador principal do torneio

Por Redação 03/06/2023 às 14:45:47

São Paulo, junho de 2023 - O caso envolvendo o jogador brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid, que foi alvo de ofensas racistas por parte da torcida do Valencia em partida do campeonato espanhol entre os dois times, fomentou discussões nas redes sociais, levando a um aumento de cerca de 3.411% nas menções ao nome do atleta, quase sempre associadas à palavra "racismo". Foram mais de 389,4 mil menções nas redes que trouxeram um engajamento de mais de 8 milhões de mensagens, 6.002% acima da média.

Os números superlativos são de uma pesquisa da LexisNexis | Nexis Solutions, que analisou mais de 743 mil publicações e posts registrados entre os dias 20 e 23 de maio envolvendo publicações com os termos "Vini Jr", "La Liga" (nome do campeonato espanhol da 1ª divisão) e "Santander" (patrocinador master da competição), com a comparação sendo feita a partir de dois dias antes do ocorrido até dois dias depois. O ápice do debate ocorreu no próprio domingo. Foram cerca de 180 mil posts com o nome do atacante, contra cerca de 150 mil no dia seguinte, uma queda de cerca de 16,6%, enquanto que as menções a "La Liga" foram de quase 230 mil para cerca de 92 mil no mesmo período - um decréscimo de 60%.

Desse montante, mais de 76,8% das 340,6 mil menções ao campeonato no período foram classificadas como negativas pela ferramenta, ao passo que só 37% das mais de 13,2 mil publicações mencionando o patrocinador tiveram a mesma classificação. O engajamento das publicações com os dois termos também aponta uma repercussão muito maior para o torneio frente ao banco: 3,8 milhões x 230,7 mil. Isso denota que a reputação de imagem do campeonato foi muito mais afetada do que a do patrocinador.

Do total, mais de 60,7% dos autores das publicações contendo os três termos principais pesquisados se auto declarava como sendo do sexo masculino, sendo que mais de 47,9% tem idades entre 25 e 34 anos; a segunda faixa etária que mais postou ficou entre 18 e 24 anos, com aproximadamente 34,2%.



Sobre a LexisNexis | Nexis Solutions

Líder no fornecimento de informação inteligente, a LexisNexis | Nexis Solutions desenvolve produtos específicos que ajudam profissionais a tomar decisões estratégicas de negócio de forma sólida e eficiente.

Como parte da LexisNexis Legal & Professional®, somos um provedor líder global de informações e análises jurídicas, regulatórias e de negócios que ajudam os clientes a tomar melhores decisões, aumentar a produtividade e atender melhor os clientes. Nossos principais produtos e serviços são usados em todo o mundo e em praticamente todos os setores e áreas de negócios. Como pioneira digital, a empresa foi a primeira a colocar informações jurídicas e comerciais on-line com seus serviços Lexis® e Nexis®. A LexisNexis Legal & Professional, que atende clientes em mais de 160 países com 10.400 funcionários em todo o mundo, faz parte da RELX, fornecedora global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para clientes profissionais e empresariais.

Acreditamos que cada organização é única, portanto, adaptamos nossos produtos às suas necessidades individuais de negócios, através de soluções fáceis de usar, abrangentes e econômicas. Transformar a maneira como os profissionais usam informações para tomar decisões mais inteligentes em todo o mundo. Essa é a nossa missão.

Comunicar erro
Comentários