A Advocacia-Geral da União (AGU) e as plataformas digitais assinaram,
nesta segunda-feira (20), um acordo para combater a divulgação de informações
falsas relacionadas às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
O protocolo tem como objetivo garantir que as informações sobre a
calamidade que circulam nas plataformas sejam corretas e confiáveis.
As empresas se comprometeram a tomar medidas em relação a postagens que
possam prejudicar a integridade das informações sobre as enchentes no estado.
Além disso, as plataformas também vão facilitar o acesso a dados oficiais e
confiáveis sobre a calamidade.
O acordo foi assinado pelas empresas Google/YouTube, Meta, TikTok, Kwai,
LinkedIn e X (antigo Twitter).
O protocolo estabelece as seguintes atribuições às plataformas:
· De acordo com os termos de uso e políticas que regem os seus distintos
serviços e produtos, tomar medidas com relação a conteúdo relacionado à
tragédia do Rio Grande do Sul;
· Disponibilizar recursos e mecanismos de facilitação de acesso à
informação oficial sobre a calamidade no estado;
· Incluir o assunto em ações de fact-checking — checagem da veracidade do
conteúdo publicado — nas próprias plataformas, ou parcerias com este fim, caso
houver.
A AGU tentou incluir uma proposta para que as empresas se comprometessem
a retirar postagens com notícias falsas no prazo de 12 horas. Entretanto, as
empresas não aceitaram e alegaram dificuldade para retirar o conteúdo no tempo
estabelecido. O trecho foi excluído do protocolo final.
O documento também prevê reuniões entre o governo e representantes das
redes sociais para tratar sobre o enfrentamento à desinformação nas
plataformas. O protocolo terá vigência de 90 dias e poderá ser renovado
mediante acordo entre as partes.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/