O ex-ministro da Casa Civil e um dos nomes mais influentes da história do Partido dos Trabalhadores (PT), José Dirceu, serĂĄ o responsĂĄvel por ministrar a aula inaugural do curso "A extrema direita hoje: ódio e guerra pelo poder", promovido pela Fundação Perseu Abramo, instituição ligada ao PT.
Com o tema "A luta política pelo futuro", a palestra ocorrerĂĄ nesta quinta-feira, 9, e serĂĄ transmitida pelo canal da fundação no YouTube.
Curso Sobre "Neofascismo" e Lideranças de Direita
O curso contarĂĄ com 15 aulas online e abordarĂĄ temas como "neofascismo", "ofensiva antigĂȘnero" e as estratégias de líderes de direita nos Estados Unidos, Argentina e Europa. A coordenação estĂĄ a cargo de Juliana Foernges, além dos professores Jorge Branco (UFRGS) e Lincoln Secco (USP).
Essa iniciativa busca discutir a atuação da extrema direita no cenĂĄrio global e é mais um passo de José Dirceu em direção ao retorno à vida pública, após a anulação de vĂĄrias condenações judiciais.
O Retorno de Dirceu à Política
José Dirceu jĂĄ sinalizou que pretende disputar uma vaga como deputado federal nas eleições de 2026, buscando retomar o mandato cassado em 2005, durante o escândalo do Mensalão.
Em entrevista ao portal O Povo, no último dia 2, Dirceu afirmou:
"Mereço pedir ao povo de São Paulo para me devolver o mandato que me tiraram."
Embora tenha dito que a decisão serĂĄ tomada no final de 2025, Dirceu deixou claro que é "provĂĄvel" que seja candidato por São Paulo.
Sucessão na PresidĂȘncia do PT
Além de sua possível candidatura, Dirceu também estĂĄ focado na sucessão do comando do PT. Entre os nomes que ele apoia para a presidĂȘncia do partido estĂĄ José Guimarães, deputado federal pelo CearĂĄ.
Guimarães, contudo, tem um passado controverso: em 2005, durante o escândalo do Mensalão, um assessor ligado a ele foi detido no Aeroporto de Congonhas com US$ 100 mil presos ao corpo, dentro da cueca, episódio amplamente repercutido à época.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br