30/05/2024 +55 (83) 98773-3673

Cidades

Andre@zza.net

Moradores denunciam lançamento de esgoto no canal do Parque Parahyba, no Bessa

Denúncia foi feita, nesta quarta-feira (15) pelo Comitê dos Parques Parahyba

Por Blog do Elias Hacker 15/05/2024 às 17:19:54

Águas do canal do Parque Parahyba tem registrado, segundo moradores, lançamento de esgotos e manchas de óleo (Foto: Comitê do Parque Parahyba/Acervo Pessoal)

Dejetos de esgotos e larga mancha de óleo tem tomado as águas do canal do Parque Parahyba, no Bessa, provocando mau cheiro, sujeira e riscos para as espécies que existem no local. A denúncia foi feita pelo presidente do Comitê dos Parques Parahyba, Dema Macedo.

O problema, segundo Dema Macedo, vem ocorrendo com frequência há mais de um ano e a Sudema e a Seman foram acionadas várias vezes sobre o problema. "Foi acionado a Sudema e a Seman. Ficaram de averiguar. Teve uma fiscalização da Semana e eles não identificaram a origem. Ficaram de fazer uma fiscalização com a Cagepa, mas isso há quatro meses. Ontem (na terça-feira (14), enviei o vídeo para a Semam e a Sudema sobre a poluição", disse.

O Comitê dos Parques Parahyba tem recebido frequentemente fotos e vídeos de moradores da região que frequentam o espaço. "Não podemos deixar as agressões ao meio ambiente se potenciallizar. É necessário agir rapidamente para minimizar os impactos ambientais. Como não se tem uma manutenção de limpeza nos canais se passa despercebido esse tipod e agressão ambiental, por isso, a comunidade tem um papel fundamental em denunciar e o poder público de agir", afirmou.

Os canais dos Parques Lineares Parahyba, localizados no bairro do Bessa, fazem parte do Sistema Municipal de Áreas Protegidas (APP). Toda a área é rica em diversidade de vegetaçao e de animais. Dema Macedo destaca que, frequentemente, é possível ver animais como cágados, peixes, capivaras e lontras transitando pelo parque.

Fonte: Portal T5

Comunicar erro
Comentários