Durante um evento no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caracterizou a catástrofe climática no Rio Grande do Sul como "chocante" e expressou incerteza sobre os desígnios divinos. Ele compartilhou sua experiência ao visitar a região afetada, descrevendo-a como uma situação alarmante e destacando a necessidade de os seres humanos reconhecerem os sinais emitidos pela Terra. Lula enfatizou que a tragédia no estado sulista serve como um alerta para todos.
A declaração ocorreu na cerimônia de anúncio de R$ 18 bilhões em investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Parte do valor será destinado a obras em encostas para impedir deslizamentos de terra.
– Eu acho que as pessoas não levam em conta que quando faz investimento numa encosta, a gente está garantindo que pessoas não mais vão morrer por conta do deslizamento de terra – acrescentou.
Na avaliação de Lula, "coisas estranhas" tem acontecido no planeta, mas há tempo de mudar o rumo da situação.
O petista disse ainda que pretende visitar todos as cidades do RS afetadas pela chuva e que apoiará a reconstrução do estado.
com informações do Pleno News