Desde outubro de 2022, novas regras sobre rotulagem nutricional entraram em vigor com o objetivo de facilitar a compreensão do consumidor a respeito das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos.
A principal mudança estĂĄ na legibilidade, no teor e na forma de declaração de informações na tabela de informação nutricional. Agora, um rótulo na frente da embalagem com design de lupa identifica se no alimento hĂĄ alto teor de trĂȘs nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
De acordo com a nutricionista Sarah Golzio, a mudança aconteceu para facilitar a leitura do consumidor, que no rótulo antigo tinha dificuldade de visualizar e entender a tabela nutricional dos alimentos.
Também houve alteração na tabela nutricional que fica na parte de trĂĄs da embalagem. Obrigatoriamente em fundo branco e com letras pretas legíveis, foi acrescentado na tabela uma nova coluna que permite que o consumidor compare as informações com outro alimento, por exemplo, em termos de carboidratos e açúcares.
Com a mudança, o consumidor passa a entender melhor as informações nutricionais do alimento que estĂĄ levando para casa.
Os fabricantes de alimentos tem até outubro de 2024 para adequarem as embalagens às novas regras.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br