22/11/2024 +55 (83) 98773-3673

SaĂșde

Andre@zza.net

Nova fábrica vai suprir demanda por medicamento para hemofilia

Por Eliashacker.com.br 05/04/2024 às 07:22:07

O governo federal inaugurou nesta quinta-feira (4) a nova fĂĄbrica de medicamentos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (HemobrĂĄs), no complexo industrial da estatal, em Goiana, em Pernambuco.

A planta terĂĄ capacidade produtiva de fabricar 1,2 bilhão de unidades do Hemo-8r, medicamento profilĂĄtico fator 8 recombinante, usado no tratamento da hemofilia A, a mais comum, responsĂĄvel por cerca de 70% dos casos no paĂ­s.

O Brasil tem cerca de 15 mil pessoas em tratamento por hemofilia. A inauguração contou com a participação do presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva, que estava acompanhado da ministra da SaĂșde, NĂ­sia Trindade, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, além de outras autoridades.

Segundo Lula, a fĂĄbrica faz parte da estratégia do governo de impulsionar a indĂșstria da saĂșde no Brasil e tornar o paĂ­s autossuficiente na produção de remédios.

"Nosso objetivo, ao criar essa estratégia, é expandir a produção nacional de itens prioritĂĄrios para o Sistema Único de SaĂșde (SUS), além de reduzir a dependĂȘncia de insumos, medicamentos, vacinas e outros produtos estrangeiros da saĂșde", afirmou.

No caso da hemofilia A, o Hemo-8r é uma alternativa ao medicamento hemoderivado, oriundo do beneficiamento do plasma, extraĂ­do de doações de sangue excedentes cedidas por hemocentros à HemobrĂĄs.

Homenagem

Em seu discurso, Lula lembrou de milhares de hemofĂ­licos que sofreram, durante muitos anos, sem tratamento adequado para a doença no Brasil, e fez uma homenagem à memória dos irmãos Betinho e Henfil, que tiveram a doença.

"HĂĄ 27 anos perdĂ­amos nosso companheiro Betinho, e, hĂĄ 36 anos, o seu irmão, Henfil. Dois brasileiros extraordinĂĄrios que lutaram pelo Brasil, pela justiça e pela democracia. Mas, em meio à luta por um paĂ­s melhor, Betinho e Henfil também travaram uma dura batalha contra as consequĂȘncias e complicações da hemofilia. Perdemos vidas precocemente por não termos o tratamento adequado para os portadores de hemofilia", assegurou o presidente.

A previsão, segundo o Ministério da SaĂșde, é que a nova fĂĄbrica - localizada no Bloco B07 do complexo da HemobrĂĄs - esteja em plena atividade a partir de 2025, com distribuição dos produtos para o Sistema Único de SaĂșde.

A capacidade produtiva serĂĄ suficiente para abastecer 100% da demanda do SUS pelo remédio. O projeto da nova fĂĄbrica foi desenvolvido a partir de uma planta instalada na SuĂ­ça e envolveu especialistas dos Estados Unidos e profissionais de biotecnologia de outros paĂ­ses. O investimento na infraestrutura é de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

Durante a cerimônia de hoje, a ministra NĂ­sia Trindade destacou que, além de tornar o Brasil autossuficiente na fabricação do medicamento, a fĂĄbrica terĂĄ capacidade de atender a demanda de outros paĂ­ses, por meio de uma tecnologia dominada por poucos paĂ­ses. "A HemobrĂĄs foi considerada uma empresa estratégica de defesa, ou seja, de soberania nacional. Só cinco paĂ­ses detĂȘm a tecnologia que o Brasil agora deterĂĄ", garantiu.

Transposição

Mais cedo, ainda em Pernambuco, o presidente Lula participou da inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco, na cidade de Arcoverde.

O sistema abastecerĂĄ o interior pernambucano com ĂĄgua da transposição do Rio São Francisco.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios