14/04/2024 +55 (83) 98773-3673

Sa√ļde

Andre@zza.net

Brasil passa de 2,5 milhões de casos suspeitos de dengue em 2024

Por Blog do Elias Hacker 02/04/2024 às 14:48:32


O surto de dengue no Brasil fez o país ultrapassar a marca de 2,5 milhões de casos prov√°veis da doença em 2024. Segundo dados do Ministério da Saúde, até a madrugada desta terça-feira (2), foram contabilizadas 2.573.293 ocorr√™ncias. Em relação aos óbitos, o número chega a 923 — próximo do total registrado em todo o ano de 2023 (1.016).

Atualmente, o estado de Minas Gerais continua liderando o número de casos prov√°veis de dengue, com 832.393 mil registros. Em seguida, aparecem São Paulo (535.613), Paran√° (246.444), Distrito Federal (190.192) e Rio de Janeiro (175.815).

Em meio ao cen√°rio, foram publicados 407 decretos municipais e 11 estaduais de emerg√™ncia por causa da dengue, permitindo a adoção de medidas administrativas para conter a doença, em especial a aquisição de insumos e materiais. São Paulo foi o estado mais recente a decretar situação de emerg√™ncia em saúde pública.

Para ampliar e agilizar a organização de estratégias de vigilância, foram instalados Centros de Operações de Emerg√™ncia (COE) de combate ao mosquito Aedes aegypti na maioria dos estados, permitindo uma an√°lise √°gil dos dados sobre a doença. Tendas de atendimento e visitas técnicas também foram promovidas pelo governo federal.

Mais de 500 municípios em 16 estados e no Distrito Federal j√° iniciaram a vacinação contra a dengue, destinando as primeiras aplicações a crianças de 10 e 14 anos. Nesta semana, o Ministério da Saúde enviou um novo lote de imunizantes, contemplando mais 165 municípios com as doses.

Enquanto a vacinação não est√° disponível para todas as faixas et√°rias, a pasta reforça que o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle da dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e zika), seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios.

Veja como se proteger:
Substitua a √°gua dos pratos dos vasos de planta por areia;
Deixe a caixa d"√°gua tampada;
Mantenha as piscinas limpas;
Remova do ambiente todo material que possa acumular √°gua, como pneus e garrafas;
Desobstrua calhas, lajes e ralos;
Lave as bordas dos recipientes que acumulam √°gua com sabão e escova e jogar as larvas na terra ou no chão seco;
Guarde baldes e garrafas com a boca virada para baixo;
Use de telas nas janelas em √°reas de reconhecida transmissão.
Devo usar repelente?
A resposta é sim. De acordo com o Ministério da Saúde, o uso é recomendado, sobretudo, em √°reas de reconhecida transmissão da dengue. O produto deve ser aplicado nas √°reas expostas do corpo, como braços, pernas e pés. Repelentes para uso no ambiente, como pastilhas e aparelhos elétricos, também são recomendados, j√° que afastam o mosquito.

Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br

Comunicar erro
Coment√°rios