25/04/2024 +55 (83) 98773-3673

SaĂșde

Andre@zza.net

Lei autoriza distribuição de medicamentos com cannabis pelo SUS em João Pessoa

A medida, publicada no DiĂĄrio Oficial do MunicĂ­pio (DOM), dispõe sobre a polĂ­tica municipal de uso de cannabis para fins medicinais

Por Blog do Elias Hacker 27/03/2024 às 05:48:52

Lei autoriza distribuição de medicamentos com cannabis pelo SUS em João Pessoa

Uma nova lei entrou em vigor nesta terça-feira (26) em João Pessoa, autorizando a distribuição e o acesso, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a medicamentos com cannabis em sua composição. A medida, publicada no DiĂĄrio Oficial do Município (DOM), dispõe sobre a política municipal de uso de cannabis para fins medicinais e a distribuição gratuita dos medicamentos prescritos à base da planta. A lei havia sido vetada pelo prefeito Cícero Lucena (PP), porém o veto foi derrubado.

De acordo com a legislação, é direito do paciente receber gratuitamente do Poder Público medicamentos nacionais e/ou importados à base de cannabis medicinal, desde que autorizado por ordem judicial ou pela AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (ANVISA), e prescrito por profissional médico acompanhado do respectivo laudo das razões da prescrição. Esses medicamentos serão disponibilizados nas unidades de saúde pública municipal em funcionamento no município.

Para receber os medicamentos, os pacientes devem cumprir algumas exigĂȘncias, como prescrição médica atualizada, laudo médico justificando a necessidade do medicamento e frequĂȘncia regular ao serviço médico público prescritor da cannabis. Além disso, a dispensação dos produtos serĂĄ feita mediante receita médica com validade de 30 dias e a quantidade de produto suficiente para, no mĂĄximo, 3 meses de tratamento.

A nova lei também prevĂȘ a divulgação constante do programa e das unidades de atendimento em todas as unidades de saúde, sites e redes sociais do município, visando informar a população sobre o acesso aos medicamentos à base de cannabis.

Com a implementação dessa legislação, de autoria do vereador Junio Leandro, João Pessoa se alinha a padrões e referĂȘncias internacionais, proporcionando maior acesso à saúde e tratamento adequado para pacientes que necessitam do uso medicinal da cannabis.

A medida visa também diminuir as consequĂȘncias clínicas e sociais de políticas públicas desatualizadas relacionadas à cannabis medicinal, promovendo o diagnóstico e tratamento de pacientes que se beneficiam dessa terapia.

Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br

Comunicar erro
ComentĂĄrios