27/04/2024 +55 (83) 98773-3673

SaĂșde

Andre@zza.net

Paraíba busca novas tecnologias para ajudar no combate a endemias

A medida visa aliar os esforços dos órgãos governamentais para adotar novas tecnologias na luta contra doenças transmitidas por vetores

Por Blog do Elias Hacker 24/03/2024 às 15:55:22

Paraíba busca novas tecnologias para ajudar no combate a endemias (Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

O SecretĂĄrio de Estado da Saúde da Paraíba, Jhonny Bezerra, assinou uma resolução instituindo o Grupo de trabalho - GT interinstitucional com o propósito de empregar o Sistema de Aeronave Não Tripulada (UAS), especificamente o Subgrupo RPA, classe III, no enfrentamento às endemias causadas por arboviroses.

Segundo o documento, a medida visa aliar os esforços dos órgãos governamentais para adotar novas tecnologias na luta contra doenças transmitidas por vetores. O GT, composto por representantes de diferentes entidades, terĂĄ a responsabilidade de coordenar a aplicação dessas tecnologias, incluindo o uso de drones para mapeamento e monitoramento de ĂĄreas de risco.

O Grupo de Trabalho serĂĄ integrado por diversos órgãos, tais como as Forças de Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militares), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS/PB). Além disso, cada membro do GT contarĂĄ com um suplente para substituí-lo em casos de ausĂȘncia ou impedimento.

Entre as competĂȘncias do GT Arboviroses estão o planejamento, organização e controle das ações que envolvem o uso do Sistema de Aeronave Não Tripulada, bem como o desenvolvimento de estudos técnicos e protocolos de regulação para a aplicação dessas tecnologias no combate às endemias.

As reuniões do Grupo de Trabalho serão agendadas conforme a necessidade estabelecida pela sua direção, demonstrando o compromisso das autoridades em agir de forma ĂĄgil e eficiente no enfrentamento das endemias na Paraíba.

Fonte: Portal T5

Comunicar erro
ComentĂĄrios