Imagens chocantes mostram o impacto devastador que a epidemia de drogas "tranq" teve sobre os viciados na Filadélfia, nos Estados Unidos. Conhecido como "Droga zumbi, o Tranq é uma mistura de fentanil e um remédio veterinário que deixa o usuário catatônico – e tem um efeito colateral insólito.
O bairro americano de Kensington – que ficou famoso por seu mercado de drogas ao ar livre – é visto completamente lotado de usuários de drogas caídos e desmaiados no vídeo postado no TikTok por urbanvisuals2.0.
O vídeo vem quando a "Cidade do Irmão Amor" luta com o uso crescente da droga Xylazine, ou "tranq", que é um sedativo mortal usado para aumentar os efeitos da heroína, cocaína e fentanil.
A droga é tão potente que a Casa Branca a declarou recentemente uma "ameaça emergente".
As autoridades de saúde da Filadélfia dizem que a cidade foi muito afetada pela epidemia.
"A xilazina atingiu a Filadélfia de forma particularmente dura, causando aumento de mortes por overdose, bem como ferimentos graves que podem levar à sepse e amputação", disse o Departamento de Saúde e o Conselho de Saúde da Filadélfia em um comunicado conjunto no mês passado .
"Como resultado, o Departamento de Saúde Pública da Filadélfia tem trabalhado em estreita colaboração com parceiros em toda a cidade para abordar esse novo aspecto da epidemia de overdose de drogas".
Cem vezes mais potente que a maconha natural, a spice, versão sintética da droga também conhecida como k2, k4 ou k9, chegou a ter a venda proibida na Cracolândia, no centro da capital paulista, até pelo PCC. A substância pode gerar diversos efeitos colaterais, como agitação, ansiedade, convulsões e paranoias.
O conhecido "efeito zumbi", um dos efeitos do uso da droga, é fruto de confusão mental, percepções alteradas e alucinações.
Gazeta Brasil