Não bastasse a quantidade de impostos que os motoristas têm de cumprir com o pagamento, criminosos já estão agindo para aplicar golpes no novo sistema de pedágios sem cancela. Detalhe, mesmo em período de teste, o sistema já verificou a possível existência do chamado golpe do free flow na rodovia onde os equipamentos estão ativos.
Descubra agora, o que é exatamente o golpe do free flow, como os golpistas agem e o que é possível fazer para evitar cair em tal armadilhe!
O que é o golpe do free flow?
Antes de saber o que é exatamente o golpe, vamos entender o que seria o free flow. A palavra Free Flow, significa "fluxo livre" em tradução literal, e nada mais é do que um sistema de cobrança de pedágio que possibilita que os veículos passem pelas praças de pedágio sem a necessidade de parar.
Na Europa e nos Estados Unidos, o sistema já é algo bem comum. No entanto, no Brasil o sistema vem sendo implementado em várias rodovias, principalmente nas mais movimentadas, com o objetivo de tornar a viagem mais eficiente e menos estressante.
Contudo, o sistema, que vem sendo implementado desde o início de 2023, enfrenta muitos questionamentos. Inicialmente, surgiram reclamações e dúvidas sobre a legalidade do Free Flow. Isso aconteceu porque o sistema de cobrança exigia a instalação de um novo dispositivo de identificação do veículo, algo que não está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em seguida, criminosos descobriram mais uma oportunidade de lucrar com o dinheiro alheio, causando prejuízos aos motoristas. Dessa forma, nasceu o golpe do Free Flow, onde pessoas mal-intencionadas fazem proveito do lançamento do novo sistema para se aproveitar, já que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o seu funcionamento.
Dessa forma, os golpistas tentam ludibriar os motoristas e, por meio de falsos métodos de cobrança, desviam o dinheiro que deveria ser destinado ao pagamento dos tributos.
Fonte: Olhar digital