A Uber anunciou na terça-feira (20) que seu serviço de entregas Uber Eats fechou parceria com a Mitsubishi Electric e a empresa de robótica Cartken para iniciar o transporte de alimentos usando robôs autônomos no Japão.
As entregas por robôs nas calçadas começarão até o final de março em uma área selecionada de Tóquio, de acordo com as empresas. O Uber Eats informou que o Japão será o primeiro país fora dos Estados Unidos a utilizar a tecnologia de entregas autônomas, que até agora está limitada a algumas cidades norte-americanas.
A Cartken, fundada em Oakland, Califórnia, em 2019 por ex-funcionários do Google, fornecerá robôs do modelo "C" para a frota japonesa. Esses robôs utilizam inteligência artificial para navegar pelo ambiente e podem atingir velocidades próximas à de pedestres. A supervisão das operações ficará a cargo da Mitsubishi Electric, informaram as empresas.
"Esta colaboração representa um salto em direção à redefinição do futuro das entregas de comida, tornando-as mais acessíveis e sustentáveis para os consumidores japoneses", disse Anjali Jindal Naik, cofundadora e COO da Cartken, em um comunicado.
A novidade no Japão marca a mais recente parceria entre Uber Eats e Cartken, que já oferecem entregas por robôs nas calçadas de Miami e Fairfax, na Virgínia.
O Uber Eats também firmou acordos com empresas de robótica como Motional, Nuro e Serve Robotics para realizar entregas autônomas em outras cidades americanas.
Gazeta Brasil