Na noite de segunda-feira (19), o apresentador Danilo Gentili criticou a cobertura da imprensa sobre a crise diplomática entre Brasil e Israel. Em suas redes sociais, Gentili comparou o tratamento dado pela imprensa à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a postura em relação ao caso do influencer Bruno Aiub, conhecido como Monark.
"Para a imprensa a diferença entre Lula e Monark é que o Lula cometeu apenas uma gafe, se equivocou, já o Monark matou pessoas com o que disse e por isso merece morrer urgente", escreveu o apresentador.
A crise diplomática foi desencadeada após o governo israelense submeter o embaixador brasileiro em Tel Aviv a uma reprimenda pública e declarar o presidente Lula como "persona non grata" em Israel. A decisão foi tomada em resposta às declarações de Lula comparando as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto.
Israel Katz, ministro das Relações Exteriores de Israel, afirmou que a comparação feita por Lula é considerada por muitos como antissemita e ofensiva à memória das vítimas do Holocausto. Katz exigiu desculpas e retratação do presidente brasileiro para reverter a decisão de considerá-lo "persona non grata".
Em resposta à declaração de Israel, o presidente Lula convocou o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, de volta ao Brasil, marcando mais um capítulo na tensão diplomática entre os dois países.
Gazeta Brasil