A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o Núcleo Regional de InteligĂȘncia PrevidenciĂĄria, da Coordenação–Geral de InteligĂȘncia PrevidenciĂĄria do Ministério da PrevidĂȘncia Social, deflagrou a Operação Miríade, na manhã desta quinta-feira (25), e prendeu um homem em flagrante por posse ilícita de armas de fogo.
O objetivo da operação visa aprofundar investigações que apuram suposta organização criminosa responsĂĄvel por esquema de obtenção irregular de benefícios previdenciĂĄrios, principalmente, os Assistenciais de Amparo Social ao Idoso.
Na ação, ainda, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ÂȘ Vara da Justiça Federal, em Ocara/CE, Fortaleza/CE e em Luís Gomes/RN. Além disso, foram apreendidos cartões de benefício social, bem como armas de fogo e munições ilegais.
De acordo com investigações, foi constatado que hĂĄ indícios de que a organização criminosa é responsĂĄvel pela falsificação de diversos documentos públicos, tais como certidões de nascimento, identidades e CPFs, para obtenção de benefícios fraudulentos da espécie Amparo Social ao Idoso.
As condutas dos investigados podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciĂĄrio, uso de documento falso e lavagem de dinheiro, com penas de até 30 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes praticados a partir do material apreendido na operação.
Fonte: *Com informações de PolĂcia Federal