O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, divulgou nesta quarta-feira (14) um balanço parcial da Operação Verão na Baixada Santista. A ação, iniciada em dezembro de 2023, já resultou em 604 prisões, apreensão de 113,2 kg de drogas e 68 armas ilegais. Até o momento, 21 pessoas foram mortas em confrontos com as forças de segurança. (VÍDEO no final da matéria)
Entre os presos, Derrite destacou a captura de Karen de Moura Tanaka Moris, conhecida como "Japa do crime". Ela é suspeita de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas para a principal facção criminosa do estado e viúva de Wagner Ferreira da Silva, o "Cabelo Duro", um dos chefes da organização executado em 2018.
Outro destaque foi a prisão de um homem conhecido como "Nego Boy", apontado como chefe do tráfico na comunidade onde o PM da Rota Samuel Wesley Cosmo foi baleado em Santos.
A Operação Verão se encontra na terceira fase e, segundo Derrite, diversos confrontos aconteceram. Um deles resultou na morte de um homem de 33 anos no bairro Saboó, em Santos, na manhã desta quarta-feira.
A ação contou com um atirador designado da Rota, que disparou contra o suspeito a uma distância de cerca de 60 metros. Segundo a SSP, os policiais estavam em diligências em uma região de tráfico de drogas quando foram surpreendidos com disparos.
A Secretaria de Segurança Pública informou que todos os casos são investigados pela 3ª Delegacia de Homicídios da Deic de Santos, com acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Gazeta Brasil