As ações da Vale subiram 2% no início da tarde desta sexta-feira (26), após o presidente Lula desistir de indicar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para a presidência da mineradora.
A decisão de Lula foi tomada após pressão de investidores e de grandes empresas que têm participação na Vale. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, chegou a ligar para esses executivos para pedir apoio à indicação de Mantega, o que foi visto por alguns como uma forma de pressão.
Mantega deve divulgar uma carta afirmando que abre mão de ocupar um cargo na empresa.
A Vale vinha sofrendo em janeiro por conta de incertezas na China, mas o movimento de queda nas ações se intensificou nos últimos dias conforme o governo pressionava para colocar Mantega no comando da empresa.
Além disso, a Justiça Federal condenou a Vale, juntamente com Samarco e BHP, a pagar R$ 47,6 bilhões em danos morais às vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, em 2015.
Dólar cai com inflação abaixo do esperado
O dólar fechou em queda de 0,46%, a R$ 5,25, nesta sexta-feira (26).
O resultado da prévia da inflação brasileira de janeiro, queAções da Vale veio abaixo das projeções do mercado financeiro, contribuiu para a queda da moeda americana. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,31% em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As estimativas eram de um avanço mais expressivo, de 0,47%.
Gazeta Brasil