O ex-presidente Trump incentivou "todos os Estados dispostos" a enviar membros da Guarda Nacional para o Texas em meio à disputa entre o governador do Texas, Greg Abbott (R), e o governo federal sobre a remoção de arame farpado ao longo da fronteira entre os Estados Unidos e o México.
"Diante desta Catástrofe de Segurança Nacional, Segurança Pública e Saúde Pública, o Texas invocou corretamente a Cláusula de Invasão da Constituição e deve receber total apoio para repelir a Invasão", disse Trump em comunicado na quinta-feira.
"Encorajamos todos os Estados dispostos a enviar suas guardas para o Texas para impedir a entrada de ilegais e enviá-los de volta através da fronteira", continuou Trump. "Todos os americanos deveriam apoiar as medidas sensatas das autoridades do Texas para proteger a Segurança, a Soberania e a Proteção do Povo do Texas e do Povo Americano."
Na terça-feira, a Guarda Nacional do Texas pareceu ignorar uma decisão da Suprema Corte que aprovou a remoção das barreiras de arame farpado e continuou a construção ao longo da fronteira. Abbott justificou sua decisão, criticando o presidente Biden por não fazer cumprir e violar as leis de imigração.
O governador do Texas citou a autoridade constitucional que um estado tem para se defender contra uma invasão, à medida que o aumento de migrantes chegando à fronteira sul do país continua.
A declaração de Trump ocorre enquanto governadores republicanos de vários estados apoiam Abbott em sua disputa contra a decisão do governo de permitir que a Patrulha de Fronteira remova o arame farpado. Os governadores republicanos Kevin Stitt de Oklahoma, Kristi Noem de Dakota do Sul, Ron DeSantis da Flórida, Glenn Youngkin da Virgínia e Brian Kemp da Geórgia todos afirmaram apoiar Abbott.
"Quando eu for presidente, no primeiro dia, em vez de lutar contra o Texas, trabalharei de mãos dadas com o governador Abbott e outros estados fronteiriços para deter a invasão, selar a fronteira e começar rapidamente a maior operação de deportação doméstica da história", disse Trump. "Aqueles que Biden deixou entrar não devem se sentir confortáveis, pois eles estarão voltando para casa."
Trump criticou Biden por "ajudar e incentivar" a onda de migrantes, afirmando que isso amarrou as mãos de Abbott "para que a invasão continue sem controle".
A alegação de que autoridades do Texas podem sobrepor a autoridade federal gerou pedidos de democratas para que Biden nacionalize a Guarda Nacional do Texas e os force a seguir a decisão da corte.
Fonte: Gazeta Brasil