As fontes renováveis serão responsáveis por 37% da geração de eletricidade no mundo até 2026, segundo relatório publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE) nesta quarta-feira (24).
O relatório destaca que a participação das energias renováveis na matriz elétrica deve aumentar de 30% em 2023 para 37% em 2026, com o crescimento sendo apoiado pela expansão da energia solar fotovoltaica cada vez mais barata.
Além da energia solar, o documento indica as energias nuclear, eólica e hidroelétrica como principais fontes para atingir a meta.
A agência também alega que, o rápido crescimento das energias renováveis, apoiado pelo aumento da geração nuclear, deverá substituir o carvão nos próximos três anos.
A AIE traz previsões ambiciosas para o Brasil. Segundo a agência, fontes renováveis serão responsáveis por 95% da matriz elétrica brasileira em 2026.
O relatório dá destaque para as energias solar e eólica.
"Até 2026, esperamos que a maioria da nova demanda de eletricidade no Brasil seja atendida por energia eólica e solar fotovoltaica. Em nossa previsão, a geração combinada de energia eólica e solar fotovoltaica em 2026 será quase 50% maior que a de 2022", concluiu o documento.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br