Para aliviar o desconforto da dengue existem algumas estratégias ou remédios que podem ser utilizados para combater os sintomas e promover o bem-estar, sem que seja necessĂĄrio tomar medicamentos.
Assim, pode ser interessante colocar uma compressa molhada com ĂĄgua fria na testa, beber bastante líquidos durante o dia, evitar alimentos gordurosos, passar pomadas na pele, em caso de coceira na pele, e aplicar compressa de chĂĄ de camomila nas pĂĄlpebras em caso de dor nos olhos, por exemplo.
Normalmente, estes cuidados são utilizados para aliviar os sintomas de febre, vômitos, coceira e dor nos olhos, que são os principais desconfortos causados pela dengue.
Algumas dicas do que fazer em casa para aliviar os sintomas da dengue são:
Algumas dicas que podem ajudar a baixar a febre da dengue incluem:
Caso estas medidas não resultem, pode-se tomar remédios para a febre, como Paracetamol ou Dipirona Sódica, por exemplo, mas apenas sob orientação do médico.
Nos casos em que a dengue provoca enjoos e vômitos constante, algumas dicas são:
Se mesmo com estas medidas, a pessoa continuar com enjoos ou vômitos, pode tomar remédios para enjoo, como Metoclopramida, Bromoprida e Domperidona, sob orientação médica.
Para aliviar a coceira na pele, que surge nos primeiros 3 dias após a infecção por dengue, boas opções são:
Os remédios para alergia, como Desloratadina, Cetirizina, Hidroxizina e Dexclorfeniramina também podem ser usados, mas também sob orientação médica.
Em caso de dor nos olhos, algumas dicas são:
??Durante o tratamento para dengue deve-se evitar tomar remédios anti-inflamatórios não hormonais, como aspirina, pois aumentam as chances de sangramento.
No caso de surgimento de outros sintomas mais graves, como hematomas ou sangramentos frequentes, é recomendado ir ao pronto-socorro pois pode estar se desenvolvendo um caso de dengue hemorrĂĄgica que precisa ser tratada no hospital.
HĂĄ sinais de comprometimento do fígado quando surgem sintomas como intensa dor abdominal, cor amarelada na pele e nos olhos e sintomas de mĂĄ digestão. Por isso em caso de suspeita, deve-se ir ao hospital rapidamente. Normalmente o fígado é afetado de forma branda, mas em alguns casos a lesão pode ser grave, havendo hepatite fulminante.
Além dos cuidados durante a dengue, é importante também ter outros cuidados que ajudam a evitar a doença. Confira no vídeo a seguir algumas dicas para evitar o mosquito da dengue e a doença:
Fonte: Tua SaĂșde