Os Estados Unidos e o Reino Unido iniciaram ataques contra alvos vinculados aos Houthis no Iêmen, conforme informaram quatro autoridades norte-americanas à Reuters na quinta-feira. Esta é a primeira vez que ataques são realizados contra o grupo apoiado pelo Irã desde que começou a atacar navios internacionais no Mar Vermelho no final do ano passado.
Os Houthis, que controlam a maior parte do Iêmen, direcionam seus ataques às rotas marítimas do Mar Vermelho como uma demonstração de apoio ao Hamas, um grupo islâmico palestino. Esses ataques têm causado perturbações no comércio internacional na principal rota entre a Europa e a Ásia, representando cerca de 15% do tráfego marítimo global.
Acredita-se que esses sejam os primeiros ataques dos Estados Unidos contra os Houthis no Iêmen desde 2016. As autoridades, falando sob condição de anonimato, afirmaram que uma declaração formal detalhando os ataques seria emitida em breve.
Antes disso, o líder dos Houthis declarou que qualquer ataque dos EUA ao grupo não passaria sem resposta. Os Houthis, que assumiram grande parte do Iêmen em uma guerra civil, prometeram atacar navios relacionados a Israel ou com destino a portos israelenses, embora muitos dos navios visados não tivessem vínculos com Israel.
Os militares dos EUA afirmaram na quinta-feira que os Houthis lançaram um míssil balístico antinavio contra rotas marítimas internacionais no Golfo de Aden, marcando o 27º ataque do grupo desde 19 de novembro.
Gazeta Brasil