Na noite da quinta-feira (19), Anitta foi a atração mais aguardada da primeira noite do Festival Virada Salvador. A cantora chegou com um look supertransparente à Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio. No entanto, não foi somente a escolha do figurino que acabou chamando a atenção do público. Após a performance da artista dominar as redes sociais, muitos internautas notaram um estranhamento na voz, e chegaram até apontar uma farsa.
Durante o solo da música Pilantra, canção de Anitta em parceria com Jão, internautas da rede social X – antigo Twitter, reagiram ao vídeo. Nos comentários, muitos apontam que a cantora tenha usado um recurso auto-tune para modificar a voz. Inclusive, a cantora foi criticada e até chamada de farsa. "Que vocais amiga, ouça aí o vídeo, a voz dela toda robotizada. Anitta abusou de playback e autotune . além do mais, só tinha 3 instrumentos musicais do palco, o resto era tudo VS", comentou um internauta.
Após vídeos da performance parar nas redes sociais, a cantora acabou recebendo críticas. Internautas não gostaram nada de ver a mudança na voz de Anitta, acusando ela de usar o recurso para melhorar as músicas. O recurso é bastante utilizado na música pop, como forma de ajustar e corrigir a afinação vocal, tornando as apresentações mais perfeitas ao público. O auto-tune modifica a voz, corrigindo afinações para atingir a nota exata.
Contudo, nas redes sociais os internautas criticaram Anitta, com a possibilidade da cantora estar usando recurso para melhorar a performance musical. "Além de estar com autotune, essa nota é básica por tipo de voz que ela tem, sendo soprano". "A Anitta é afinadinha mas vocalista tá longe"; "Anitta virou Pedro Sampaio agora? O autotune no talo senhor"; "Anitta deveria diminuir (deixar só em algumas músicas que dão um efeito bacana) ou tirar de vez o autotune das apresentações ao vivo. Não precisa! Também deveria repensar a playlist do show, tirar umas músicas e colocar outras".
Fonte: Em OFF