Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Suprema Corte de Michigan

Suprema Corte de Michigan mantém Trump nas primárias das eleições de 2024


President Donald Trump waves as he boards Marine One on the South Lawn of the White House, Wednesday, Jan. 20, 2021, in Washington. Trump is en route to his Mar-a-Lago Florida Resort. (AP Photo/Alex

A Suprema Corte de Michigan negou um pedido de quatro eleitores estaduais para desqualificar o ex-presidente Donald Trump das primárias presidenciais republicanas. Alegando o envolvimento de Trump no ataque de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA, os eleitores questionaram sua aptidão para concorrer. No entanto, a corte optou por não intervir, efetivamente mantendo Trump na disputa das primárias de fevereiro.

Contrastando com a ação da Suprema Corte do Colorado, que barrou Trump com base na 14ª Emenda, a Suprema Corte de Michigan não entrou no mérito do caso. Eles seguiram as decisões dos tribunais inferiores, determinando que a questão não era adequada para ser resolvida nas primárias. A decisão de Michigan destaca-se particularmente devido à importância estratégica do estado nas eleições presidenciais de 2024.

A resposta de Trump à decisão de Michigan foi imediata em sua plataforma Truth Social, descrevendo a decisão como um golpe contra as "tentativas desesperadas dos democratas" de excluí-lo da votação em Michigan.

A decisão da Suprema Corte de Michigan, que seguiu uma linha processual ao invés de analisar o mérito das alegações contra Trump, reflete uma abordagem cautelosa em meio a um cenário político tenso. Segundo um advogado representando os eleitores que contestaram a elegibilidade de Trump no Colorado, essa abordagem processual pode permitir a reabertura do caso para as eleições gerais de 2024.

Hora Brasilia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!