A participação se dĂĄ mediante inscrição gratuita, que estarĂĄ aberta até o dia do festival. Segundo o ComitĂȘ ParalĂmpico Brasileiro (CPB), organizador do evento, 80% das vagas são para crianças e jovens com algum comprometimento fĂsico, visual ou intelectual. As demais são destinadas ao pĂșblico sem deficiĂȘncia. A expectativa é receber cerca de 16 mil pessoas.Crianças com deficiĂȘncia intelectual são 38% dos inscritos no Festival ParalĂmpico deste sĂĄbado.
Veja mais detalhes aqui: https://t.co/aWSwuBPDLN#LoteriasCaixa pic.twitter.com/iV7LwnCmZi— ComitĂȘ ParalĂmpico Brasileiro (@cpboficial) May 17, 2023
"O nosso objetivo é mostrar as modalidades para os participantes e despertar neles a vontade de praticar esportes diariamente. É uma forma de impactarmos suas vidas, de forma positiva", destacou o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira, ao site da entidade.
Os locais selecionados para o festival foram anunciados em março. Trinta e quatro das 119 sedes integram o projeto de Centros de ReferĂȘncia, elaborado pelo CPB em 2017, que oferece modalidades paralĂmpicas, da iniciação ao alto rendimento, em espaços esportivos situados em diferentes pontos do paĂs.
É a primeira vez que a ação acontecerĂĄ duas vezes no mesmo ano. A próxima edição estĂĄ marcada para 23 de setembro, um sĂĄbado, encerrando a semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com DeficiĂȘncia (21 de setembro) e o Dia Nacional do Atleta ParalĂmpico (22 de setembro).
O Festival ParalĂmpico foi realizado pela primeira vez em 2018, reunindo mais de sete mil crianças e jovens de 48 cidades do paĂs. A edição com mais participantes até o momento foi a do ano passado, envolvendo cerca de 15 mil pessoas em 98 municĂpios.
Fonte: AgĂȘncia Brasil