Três militares dos Estados Unidos foram feridos em um ataque realizado por terroristas do Kataib Hezbollah no Iraque durante o dia de Natal, incluindo um militar que está em estado grave.
O Secretário de Defesa Lloyd J. Austin III anunciou o ocorrido em um comunicado, explicando que as forças militares dos EUA retaliaram prontamente contra os combatentes após o ataque.
"Hoje, sob a direção do presidente Biden, as forças militares dos EUA conduziram ataques necessários e proporcionais a três instalações usadas pelo Kataib Hezbollah e grupos afiliados no Iraque", disse Austin. "Esses ataques foram uma resposta direta às recentes agressões no Iraque e na Síria por milícias patrocinadas pelo Irã, incluindo um ataque do Kataib Hezbollah, afiliado ao Irã, e de grupos afiliados à Base Aérea de Erbil, hoje cedo, com a intenção de interromper e degradar as capacidades dos grupos de milícias alinhados ao Irã, diretamente responsáveis."
O comunicado informou que o ataque resultou em três militares dos EUA feridos, sendo que um deles está em estado crítico. Austin expressou suas orações pelos militares feridos, destacando que ele e o presidente Biden não hesitarão em tomar medidas para proteger as tropas americanas no futuro.
"Não há prioridade maior", afirmou Austin. "Embora não procuremos agravar o conflito na região, estamos empenhados e totalmente preparados para tomar outras medidas necessárias para proteger o nosso povo e as nossas instalações."
Gazeta Brasil