O Ibovespa iniciou o pregão desta sexta-feira (24) em queda, influenciado pelo anúncio do novo plano de investimentos da Petrobras. Enquanto os investidores analisavam esse plano, também reagiam ao veto do presidente Lula à prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. É importante notar que esse veto ainda pode ser submetido ao Congresso para possível revisão, o que gera certa incerteza no mercado.
No cenário internacional, nos EUA, houve uma sessão mais curta devido ao feriado, o que pode ter influenciado a movimentação dos investidores.
Esses acontecimentos, tanto domésticos quanto internacionais, têm potencial para influenciar as decisões de investimento, enquanto os mercados reagem a ajustes, notícias políticas e eventos econômicos relevantes, moldando as tendências no curto e médio prazo.
Câmbio
Na abertura, o dólar operava em leve queda ante o real, em dia de enfraquecimento da divisa americana no exterior, persistindo a visão de que dados mais benignos de inflação nos EUA devem frear a alta de juros no país.
Perto das 12h10, o dólar à vista caía 0,29%, a R$4,8898, e o dólar futuro, 0,37%, a R$4,892.
No início da tarde, a moeda norte-americana seguia com o desempenho mais fraco em relação a divisas pares, como ocorreu ao longo da semana. Em uma cesta de 23 moedas acompanhadas, o dólar cedia perante 18 perto das 12h10. O Índice DXY caía 0,36%, aos 103,39 pontos.
*Luiz Felipe Bazzo é CEO do transferbank, uma das 15 maiores soluções de câmbio do Brasil. O executivo também já trabalhou em multinacionais como Volvo Group e BHS. Além disso, criou startups de diferentes iniciativas e mercados tendo atuado no Founder Institute, incubadora de empresas americanas com sede no Vale do Silício. O executivo morou e estudou na Noruega e México e formou-se em administração de empresas pela FAE Centro Universitário, de Curitiba (PR), e pós-graduado em finanças empresariais pela Universidade Positivo.