A SpaceX considerou o teste do foguete Starship um sucesso, apesar da explosão da nave no segundo estágio. O lançamento foi a segunda tentativa da empresa após uma versão anterior do foguete explodir em abril.
O lançamento na manhã de sábado (18) viu a Starship decolar com sucesso e se separar de seu primeiro estágio de foguete. A SpaceX perdeu contato com a nave aproximadamente oito minutos após o lançamento, no segundo estágio.
"Conseguimos a encenação quente, aquilo que realmente queríamos ver", disse o engenheiro-chefe John Insprucker na transmissão da SpaceX. "Impressionou."
O sistema de terminação de voo é um recurso de segurança padrão em foguetes, destruindo o veículo caso surja um problema ou ele saia do curso.
A nave de quase 400 pés é o maior e mais poderoso foguete já construído. A SpaceX espera enviar astronautas da NASA à Lua usando uma versão final da Starship já em 2025.
O curso planejado teria feito com que a Starship voasse a maior parte do mundo na atmosfera baixa da Terra antes de cair perto do Havaí.
A primeira etapa também foi perdida após a separação, não conseguindo retornar ao solo conforme planejado. A SpaceX espera que sua tecnologia de reforço reutilizável possa reduzir os custos de lançamento.
"Parabéns equipe @SpaceX", postou Musk no X, antigo Twitter, com um vídeo do lançamento.
Insprucker disse que ainda está satisfeito com o andamento do teste.
Fonte: Gazeta Brasil