Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Governo Lula

Governo Lula dificulta trabalho no comércio aos feriados

CNC fala que decisão trará prejuízos ao setor


Lula ao lado do ministro do Trabalho, Luiz Marinho Foto: PR/Ricardo Stuckert

A Portaria MTE nº 3.665, de 13 de novembro de 2023, do Ministério do Trabalho e Emprego, determina que os trabalhadores de setores do comércio só poderão trabalhar aos domingos e feriados depois que o assunto estiver previsto na convenção coletiva dos respectivos sindicatos.

Assinada pelo ministro Luiz Marinho, a decisão modifica a portaria assinada em 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), que liberava de forma permanente os trabalhos nesses dias, sem necessidade de negociação sindical.

Setores como feiras livres, supermercados, hipermercados e outras mais de 70 categorias agora terão que passar por uma convenção coletiva para decidir um acordo coletivo sobre a questão.

Em nota, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) demonstrou preocupação com a nova portaria e fala que a mudança poderá trazer prejuízos a todos.

Segundo a entidade, "a medida desconsidera que certas atividades do comércio se constituem essenciais e de notório interesse público" e "contribui para gerar um clima de insegurança jurídica, impactando negativamente nas futuras negociações, prejudicando trabalhadores, empresas e a sociedade civil".

Por fim, a CNC declara:

– Neste momento em que o país necessita urgentemente de retomar a pujança na sua economia, medida desse porte poderá comprometer o pleno exercício das atividades econômicas, com prejuízo para todos.

Pleno News

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!