Na tarde desta quinta-feira (16), o CEO da Meta, Mark Elliot Zuckerberg, anunciou a introdução de duas novas ferramentas com base em inteligência artificial (IA) para o Facebook e para o Instagram.
As ferramentas da Meta, construídas a partir do modelo de geração de imagens da empresa, "Emu", visam oferecer aos usuários opções avançadas para edição de fotografias e criação de vídeos de alta qualidade a partir de descrições textuais.
A 1ª ferramenta, denominada "Emu Edit", possibilitará aos usuários alterar imagens com precisão, baseando-se em entradas de texto.
A demonstração em vídeo dessa ferramenta da Meta sugere uma funcionalidade similar às oferecidas por Adobe, Google e Canva, permitindo aos usuários remover ou substituir objetos e pessoas em fotografias sem necessidade de experiência profissional em edição de imagens.
De acordo com a Meta, a ferramenta consegue identificar automaticamente a seção da imagem a ser modificada, sem que os usuários precisem selecioná-la manualmente.
Por exemplo, se digitarem "transformar o cachorro em um panda", o Emu Edit identificará e realizará a alteração no cachorro dentro da imagem.
Segundo a empresa, o "Emu Edit" focará em realizar apenas as mudanças pertinentes ao pedido de edição.
Já o 2º recurso em desenvolvimento é o "Emu Video", que poderá gerar vídeos a partir de prompts de texto, imagens de referência ou uma combinação desses dois insumos.
Os resultado representam, de acordo com a empresa, um avanço em relação às animações rudimentares produzidas pelo sistema Make-A-Video da Meta no ano passado.