17/07/2024 +55 (83) 98773-3673

Educação

Andre@zza.net

Enem 2023: gabarito oficial e caderno de provas são divulgados. Veja

A divulgação das notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino MĂ©dio (Enem) estĂĄ prevista para 16 de janeiro de 2024

Por Rennan Santos 14/11/2023 às 19:51:00

REPRODUÇÃO

Dois dias após o fim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o gabarito oficial e os cadernos de provas foram divulgados nesta terça-feira (14/11). Para conferi-los, basta acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep).

Inicialmente, eles seriam divulgados em 24 de novembro. Porém, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep decidiram antecipar a entrega, horas após o término do segundo dia de provas.

Vale ressaltar que o gabarito do Enem só mostra a quantidade de acertos e não indica as notas finais de cada participante. Isso porque o exame usa a metodologia avaliativa da Teoria de Resposta ao Item (TRI) — que leva em conta a coerĂȘncia no desempenho do candidato — para calcular as notas. Desta forma, é quase impossĂ­vel saber a nota apenas com o gabarito.

As notas individuais apenas serão publicadas em 16 de janeiro de 2024.

Com os resultados em mãoes, os candidatos podem utilizar a nota obtida no exame para concorrer a vagas em universidades pĂșblicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Reaplicação do Enem

Como previsto no edital, os inscritos que faltaram por problemas logĂ­sticos ou doenças infectocontagiosas podem solicitar para realizar as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O prazo para fazer o requerimento vai até 17 de novembro, na PĂĄgina do Participante.

Tal medida também vale para aqueles que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residĂȘncia informada no processo de inscrição.

Panorama do 1Âș dia do Enem

No primeiro dia de exames, no domingo (5/11), as provas aplicadas foram de linguagens e ciĂȘncias humanas, além da redação, que teve como tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

As questões envolveram temas como a Palestina, desigualdades como machismo e racismo, inclusão e diversidade, preconceito linguĂ­stico, ditadura militar e mudanças climĂĄticas.

Os escritores Itamar Vieira JĂșnior e Conceição Evaristo também foram citados, assim como a mĂșsica "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso. O educador Paulo Freire, forte alvo de crĂ­ticas por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também esteve entre os temas abordados pelo Enem.

Confira o gabarito:

Fonte: METRÓPOLES

Comunicar erro
ComentĂĄrios