Agentes da Delegacia do Consumidor e do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro (Ivisa-Rio) interditaram uma empresa fornecedora de insumos hospitalares e farmacêuticos na Rua Pedro Alves, no Santo Cristo, Zona Portuária do Rio de Janeiro.
De acordo com a TV Globo, a ação foi realizada após denúncias de que a empresa estava comercializando produtos vencidos e em condições insalubres.
Durante a vistoria, os agentes encontraram mais de 4 toneladas de alimentos e suplementos alimentares, a maioria deles destinados para recém-nascidos e pacientes com câncer, com a data da validade vencida.
Os produtos estavam armazenados em um local infestado por pombos, ratos e baratas. Segundo os agentes, os animais já estavam "tomando conta do prédio".
A Ivisa-Rio informou que o licenciamento sanitário do local havia sido cassado e a empresa havia sido autuada no mês de setembro, por conta dos problemas sanitários.
No entanto, mesmo após a autuação, a empresa continuou estocando os produtos sem as mínimas condições de higiene e limpeza.
Peritos do Serviço de Perícias da Cidade da Polícia (SPCID-ICCE) estiveram no local e constataram as irregularidades.
Os dois administradores da empresa foram presos em flagrante e responderão por crime contra as relações de consumo, cuja pena pode chegar a cinco anos de detenção.
Fonte: Gazeta Brasil