A Polícia Federal efetuou a prisão de um cidadão português, nesta quinta-feira (9), procurado pela justiça de Portugal, com alerta de difusão vermelha da Interpol, em um restaurante no bairro de Manaíra, em João Pessoa. A ação foi realizada com base em um mandado de prisão preventiva expedido pelo Ministro Édson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O indivíduo, cujo nome não foi revelado, é acusado de utilizar garantias bancárias falsas para adquirir combustível de forma consignada em petrolíferas. Esse método operacional consiste em um fornecedor deixar o produto com um vendedor para comercialização por um período preestabelecido. Ao término desse prazo, o fornecedor recolhe o não vendido e recebe a comissão do que foi comercializado.
Segundo as autoridades, o foragido da justiça portuguesa obteve aproximadamente um milhão de euros em combustível por meio desse esquema, sem realizar o devido pagamento pelo fornecimento.
A operação de prisão contou com a colaboração do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB) e da Polícia Civil da Paraíba. O indivíduo detido foi encaminhado ao sistema penitenciário e está à disposição da Justiça para os procedimentos relativos à extradição.
Portal T5