Foi anunciada nesta terça-feira (7), em Curitiba (PR), a criação da Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB), uma entidade sem fins lucrativos que nasce com o propósito de aproximar marcas, agências e produtores de conteúdo de todo o território nacional.
"Nosso objetivo é democratizar o acesso desses publishers a oportunidades de negócios e crescimento, assim como colaborar para que o setor se organize, se qualifique e se profissionalize cada vez mais", disse Marcelo Petrelli, presidente do grupo ND e agora também presidente da ANPB.
Detalhes do plano de trabalho da ANPB já foram apresentados à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em Brasília (DF), pelo COO da PremiumAds e agora também vice-presidente da ANPB, Riadis Dornelles.
"Há algumas semanas, fomos recebidos por Mariana Seixas, da Secretaria de Publicidade e Patrocínios da Secom, num encontro extremamente positivo e produtivo, que mostrou a relevância da associação neste momento de crescimento dos produtores de conteúdo no cenário digital", relata Riadis.
Ele explica que a Associação reunirá tanto os grandes veículos de comunicação quanto pequenos produtores de conteúdo. "Acreditamos que o caminho para a organização do setor está justamente na transferência de expertises e no apoio mútuo entre pares".
Composição
A composição diretiva fundadora da ANPB assume a gestão da Associação de 2023 até 2026. A direção é composta por Marcello Petrelli (Grupo ND), Riadis Dornelles (PremiumAds), Marcelo Requena (Grupo RIC), Americo Buaiz Neto (Rede Vitória), Erick Picanco Dias (Sistema Verdes Mares) e Gustavo Alves (Grupo BNews).
O estatuto da ANPB será divulgado nos próximos dias, junto com um calendário de eventos de apresentação em diversos estados brasileiros. Para acompanhar as novidades da entidade, interessados podem acessar https://anpb.com.br/.
Publishers interessados em fazer parte já podem entrar em contato com Jhonas Campos, coordenador das atividades, pelo WhatsApp 41 7401-9776. Num primeiro momento, não haverá custo para associação, basta atender os critérios de ingresso na ANPB: ser um canal focado em notícias (hard ou soft news), com atualizações diárias e alcance mínimo de 1 milhão de pageviews ao mês.
Legenda da primeira foto abaixo: Elvys Cunha, diretor comercial da ANPB; Américo Buaiz Neto, vp da Rede Vitória; Marcello Petrelli, presidente do Grupo ND; Arenusa Goulart, gerente de mkt do Sistema Verdes Mares; Bruno Marra, assessor de mídia da SECOM; Mariana Seixas, secretária de Publicidade e Patrocínios da Secom; Riadis Dornelles, COO da Premium Ads; Fabiano Aguiar, diretor de exportação do Grupo Massa; durante encontro em Brasília.